782063716

FOBIA

O QUE É

É uma perturbação duradoura da ansiedade, caracterizada por medo exagerado, ausência de tolerância ou significativa aversão a uma coisa ou a uma situação, cuja vivência importa dolorosa consciência e imediata evitação, ambas promotoras de grave impacto interno sociopsicológico, de modo que a pessoa, diante do objeto da fobia, se percebe em perigo real ou imaginário, normalmente em incontrolável aflição, podendo entrar em choque, desmaiar ou mesmo ser acometida por ataques de pânico, síncope, parada cardíaca ou, em caso muito mais grave e persistente, ser acometida de depressão clínica e cometer suicídio. É uma ansiedade excessiva, incontrolável, perturbadora, capaz de tirar a lucidez da pessoa e prejudicar estruturalmente a sua vida. Ela pode ser dividida em específicas, sociais e agorafobia. As fobias específicas são relacionadas com animais (pequenos alados, cobras, cães, macacos etc.); com objetos (facas, armas de fogo, bonecos, cadeiras de balanço etc.); com situações (presenciar sangue, falar em público, viajar de avião ou navio ou trem, piscinas, tempestades, altura etc.); com pessoas (mendigos, palhaços, velhos etc.). As fobias sociais referem-se ao descontrolado, exagerado e assustador medo do julgamento de outras pessoas. A fobia agorafobia é um medo mórbido que a pessoa tem de se encontrar sozinha, em grandes lugares públicos ou de atravessar esses lugares, normalmente, com a sensação de que não poderá fugir ou evitar; como se estivesse obrigada a enfrentar a situação. 

 

COMO IDENTIFICAR

A fobia é identificada pela reação imediata, dolorosa, traumática, de esquiva que a pessoa fóbica manifesta diante do objeto da fobia.

 

MINHA RECOMENDAÇÃO

Nunca esperar que o problema vá embora por si só. Não deixar a pessoa fóbica entregue a si mesma como se tivesse condições de dar conta do problema, porque muito dificilmente ela conseguirá. A fobia não diminui com o tempo, ao contrário, só piora e na difícil melhor opção, se estabiliza e mesmo assim, aos poucos faz erosão neurológica importante, cada vez mais grave. Considerando que o processo pode ter sido iniciado com experiências traumáticas na primeira infância, podendo ou não ter tido influência de outras pessoas, em 100% dos casos, a procura de ajuda profissional está recomendada. Nos casos de fobias específicas, a terapia de exposição dá conta de ensinar a pessoa a superar suas limitações e entender a natureza de seus traumas e com isso o problema vai diminuindo, diminuindo, até ficar insignificante, porém nunca se extingue totalmente. Nos casos de fobia sociais e agorafobia, é preciso terapia, que pode ser a de exposição ou não, e uso de remédios antidepressivos, benzodiazepínicos ou betabloqueadores. 

 

PRA QUE SE LIVRAR DAS FOBIAS

A fobia paralisa a pessoa fóbica, cada vez mais, até torná-la gravemente depressiva.

 

QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O TRATAMENTO

Depende da idade da pessoa e da quantidade de trauma envolvidos. Pode durar alguns meses.

 

O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DA FOBIA?

A pessoa enfrentar e neutralizar o objeto fóbico com o menor grau possível de sofrimento.

………………………………………………………………………………………………………………………………….