668697055 scaled

DEPRESSÃO BIPOLAR

O QUE É

É uma depressão de alta letalidade, que se manifesta em pessoas portadoras de transtorno bipolar e exige tratamento rápido por conta do alto risco de suicídio (é a doença mental que mais mata). Como o paciente bipolar sofre de descompensação crônica do humor, apresentando alternância exagerada e doentia entre a euforia (estado de despreocupação, alegria, animação, com ou sem correspondência com a realidade) e a disforia (ansiedade, depressão, preocupação, com ou sem correspondência com a realidade), a possibilidade de cometer suicídio é grande; sendo a disforia potencialmente perigosa, porque pode durar o triplo do tempo da euforia, podendo chegar até uma semana, em estado tão intenso que a pessoa facilmente se encontra em situações favoráveis ao cometimento do ato, sem chance de vacilar, pedir ajuda, arrepender-se. É um tipo de depressão muito diferente das demais, pois se alterna rápida e intensamente, confundindo a diagnose e facilitando seu possível desfecho infeliz. O diagnóstico deve ser feito por exclusão, de forma clínica, visto que é difícil e demorado (pode levar uma década), exige anamnese excelente, com a participação de familiares, requerendo a participação de mais de um profissional da saúde, para evitar diagnósticos rápidos e equivocados. O tratamento deve ser feito com medicamentos estabilizadores de humor e antipsicóticos e não com antidepressivos, porque estes podem piorar o quadro doentio: eles não inibem a euforia e esta fase é perigosa também, porque se manifesta, além da alegria, com as manias (brigas e irritações) e nessas horas a pessoa pode agredir a si mesma e a outros.

 

COMO IDENTIFICAR

Esse tipo de depressão é identificado por se manifestar em pessoas portadoras de transtorno bipolar, apresentar os sintomas desse transtorno na fase de disforia, tais como: apatia, tristeza profunda, sonolência excessiva, ganho de peso, baixa autoestima, pensamentos suicidas, agitação motora, delírios e acentuada instabilidade de humor. 

 

MINHA RECOMENDAÇÃO

Considerando a cronicidade e a letalidade desse tipo de depressão, recomendo acompanhamento psiquiátrico e psicológico para a vida toda, unindo medicamento e psicoterapias de apoio com enfoque em aconselhamento, com afastamento gradual de, no máximo, um semestre entre sessões, para ser possível pensar em manutenção de uma vida normal, quer dizer, tomando os remédios e fazendo a psicoterapia. À família, recomendo jamais associar a conduta da pessoa a preguiça ou outros julgamentos como falta de caráter, má vontade etc., ou seja, trocar o olhar moralizante pelo aberto para a possibilidade de se tratar de uma doença, procurando orientação profissional.

 

PRA QUE FAZER TRATAMENTO DA DEPRESSÃO BIPOLAR

Para continuar vivendo bem e de forma sadia, sem risco de a pessoa cometer suicídio.

 

QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO BIPOLAR

Costuma durar anos e requer acompanhamento psiquiátrico e psicológico para a vida toda.

 

O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DESTE TIPO DE DEPRESSÃO

A ausência da tristeza profunda e persistente, dos pensamentos suicidas, da aversão a atividade e, principalmente, do risco de cometimento de suicídio.