
DEPRESSÃO PRÉ-MENSTRUAL
O QUE É
É um tipo de depressão profunda, cíclica, de causa desconhecida (hipoteticamente faz relação com predisposição genética a transtornos depressivos associado a baixos níveis de dopamina), acometendo mulheres que sofrem com a Tensão Pré-Menstrual (TPM) severa. Manifesta-se durante a menstruação (não necessariamente em todas as vezes), de forma muito intensa, com os mesmos sintomas da TPM, e que, embora dure poucos dias, é capaz de provocar grande desequilíbrio e/ou incapacidades. Seu nome é Transtorno Disfórico Pré-Menstrual – TDPM – uma espécie de super TPM com sintomas e desconfortos muito maiores, que precisa de, no mínimo, 2 a 3 meses de acompanhamento psiquiátrico para conclusão do diagnóstico. Importante comentar que esse tipo de depressão, como também ocorre com outras, é facilmente não levada a sério por alguns profissionais da saúde, o que acarreta perigo para a mulher que sofre com a repetição da gigantesca e incontrolável depressão/irritação, levando a pensar e às vezes, infelizmente, cometer atos perigosos e/ou letais.
A TPM é resultado dos baixos níveis de estrogênio e altos níveis de progesterona que ocorre antes da menstruação, significa menos dopamina e mais cortisol; na prática, um desequilíbrio capaz de provocar um comportamento diferente do habitual, agressivo, irritado, ansioso e, em seguida, deprimido e pronto para explodir diante de nenhum motivo, como se fosso ao acaso.
COMO IDENTIFICAR
A TPM provoca acne, ansiedade, cólicas, dores de cabeça e nas mamas, fome em excesso, inchaço abdominal, insônia e vontade de chorar. E o TDPM causa uma super TPM piorando a situação com: choro frequente, depressão, desânimo severo, descontrole emocional, dificuldade de concentração, distúrbio de apetite, melancolia persistente, ira, irritabilidade, sensação de falta de controle etc. tudo isso junto ao mesmo tempo.
MINHA RECOMENDAÇÃO
Após concluído o diagnóstico, deve-se procurar um profissional da área de ginecologia ou psiquiatria (ideal, por causa da possibilidade de haver outros tipos de depressão) para fazer a terapia medicamentosa (reposição de estrogênio via gel subcutâneo e antidepressivos), podendo ser feita apenas no período da ovulação, cujo tratamento pode durar até a menopausa ou durante alguns anos até a mulher conseguir, por si só, controlar a manifestação. Além disso, atividades físicas de relaxamento, associados ao período antecessor ao menstrual e a terapia de apoio realizada com o/a profissional de psicologia são recomendadas.
PRA QUE FAZER TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PRÉ-MENSTRUAL
Para continuar vivendo bem e de forma sadia, menstruando normalmente.
QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DESSA DEPRESSÃO
Apesar de imprevisível, costuma durar anos.
O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO PRÉ-MENSTRUAL
A ausência dos sintomas descritos nos períodos menstruais.
………………………………………………………………………………………………………………………………….