
DEPRESSÃO INDUZIDA
O QUE É
A Depressão Induzida, ou Transtorno Depressivo Induzido por substâncias e/ou medicamentos, ou Depressão Crônica Induzida por antidepressivos, atualmente também chamada de Disforia Tardia, é uma depressão resultante do uso de medicamentos antidepressivos, ocorrendo por resposta orgânica a perturbação que essas drogas promovem nas vias dos neurotransmissores cerebrais, por sua vez, uma adaptação cerebral no sentido de reorganizar a homeostase mental, através do aumento ou da diminuição da densidade dos receptores sinápticos: o impacto medicamentoso no cérebro causado pelo uso prolongado do remédio, é alterado pelo próprio órgão para restabelecer sua condição natural e isso provoca a cronificação da doença, que deveria ser tratada e curada. Ou seja, as fendas sinápticas (pequenos espaços entre os neurônios) sofrem alterações com o remédio e isso perturba o cérebro a ponto de ele promover o recuo à situação anterior ao uso, sustentando a hipótese de que o uso persistente de antidepressivos pode ser pró-depressivo, sugerindo que o remédio se torne ineficaz com o uso prolongado, chegando a piorar o quadro depressivo. Mas isso não significa que é melhor não usar o remédio, que se deve deixar a depressão passar por si só [cuidado], para se garantir e não se expor a cronificação da depressão.
Tudo isso vem sendo objeto de estudo desde o final da década de 1960, e a hipótese principal de que é possível que o uso persistente de remédios antidepressivos após diminuírem os sintomas, com o tempo, promovem a cronificação da doença, chegando a piorar em alguns casos, é ainda carente de mais estudos.
COMO IDENTIFICAR
A Depressão Induzida é identificada pela depressão manifestada em quem faz uso prolongado de drogas psiquiátricas. [Ver sobre Depressão neste site].
MINHA RECOMENDAÇÃO
Principalmente ter acompanhamento psiquiátrico e psicológico antes de se tomar qualquer decisão a respeito do estado de saúde da pessoa depressiva. É importante considerar que não é possível se saber que “a verdade é essa ou aquela” quando se fala do cérebro humano. Assim, tomar ou não esse ou aquele remédio antidepressivo é uma decisão carente de estudo, porém conhecimento, bom senso, profissionalismo e a opinião dos profissionais de saúde merecem atenção, mais do que o normal, tratando-se de Depressão Induzida.
PRA QUE FAZER TRATAMENTO DA DEPRESSÃO INDUZIDA
Para continuar vivendo bem, de forma sadia e administrar o uso dos remédios prescritos sem pôr em risco a saúde mental, no sentido de exposição à cronificação da doença.
QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO INDUZIDA
Muito difícil ter essa informação, porque depende de muitos fatores dinâmicos, é impossível ter uma precisão quanto ao tempo de tratamento.
O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO INDUZIDA
A avaliação psiquiátrica/psicológica no sentido de garantir a saúde da pessoa.
………………………………………………………………………………………………………………………………….