
DEPRESSÃO CLÍNICA
O QUE É
Também chamada de depressão unipolar ou Transtorno Depressivo Maior – TDM, a Depressão Clínica é um distúrbio mental grave, complexo, estigmatizante, relacionado a fatores genéticos, histórico familiar, uso de certos medicamentos, consumo de drogas, problemas crônicos de saúde, caracterizado por uma depressão persistente, robusta, incapacitante [ver neste site sobre Depressão], com alta incidência de delírios e de alucinações.
Os delírios são convicções errôneas sustentadas em falsas conclusões tiradas da realidade exterior, que se torna inalterada, mesmo diante de provas contrárias. No sentido médico psiquiátrico, delírio é um problema mental reversível, caracterizado por diminuição da vigilância, desorientação espaço-temporal, confusão mental e alucinações.
E as alucinações são uma perturbação mental caracterizada por percepções sensoriais irreais atribuídas a causas reais; é uma sensação sem um objeto correspondente.
COMO IDENTIFICAR
A Depressão Clínica é identificada por um estado depressivo grave que dura mais de 15 dias ininterruptos, acompanhada por inanição comportamental, dores corporais sem causa definida, delírios e/ou alucinações.
MINHA RECOMENDAÇÃO
Considerando que este tipo de depressão é a segunda doença mental mais letal, perde apenas para a depressão bipolar, é fundamental a orientação profissional psiquiátrica, com uso imediato de medicamento antidepressivo e o acompanhamento psicológico. É conveniente ressaltar que, conforme a gravidade da situação, para preservar a vida da pessoa, a terapia eletroconvulsiva poderá ser usada, bem como a internação hospitalar. A respeito da terapia, recomendo a TCC com sessões semanais nos primeiros meses, alastrando os intervalos entre as sessões para semanal, mensal, bimensal, quadrienal, até o limite semestral, permanecendo para a vida toda.
PRA QUE FAZER TRATAMENTO DA DEPRESSÃO CLÍNICA
Para a pessoa continuar viva e, se possível, sadia.
QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO CLÍNICA
O afastamento do risco de vida costuma ser rápido, considerando o uso disciplinado de medicamentos. No entanto, o tratamento da depressão costuma durar anos.
O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO CLÍNICA
O afastamento imediato do risco de suicídio e o acompanhamento psicológico para a vida toda.
………………………………………………………………………………………………………………………………….