
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
O QUE É
Manifestada até a quarta semana após o parto, afetando os pais (sim… também pode afetar o pai, em proporções muito menores que a mãe, provavelmente por causa de sua possível dúvida em ser capaz de educar/manter a criança), esse tipo de depressão tem natureza simples, rápida recuperação e perigosa evolução, pelo risco de cronificação, podendo durar anos o perigo da recidiva, por isso requer acompanhamento psicológico extenso, e [atenção!] caso não seja tratada imediatamente após sua manifestação, corre o risco de transformar-se na sua forma extrema e rara que é a psicose pós-parto [veja neste site], letal para o bebê e para a mãe. De diagnóstico clínico, é caracterizada pela confusão conceitual, muitas vezes, levando a mãe, equivocadamente, a julgar-se uma pessoa má, fraca e dona de mau caráter. Não tem causa conhecida, está associada a fatores físicos, emocionais, estilo de vida, histórico familiar de transtornos mentais; mas se pode afirmar ter alta probabilidade de ser resultado dos desequilíbrios hormonais após a gravidez. Ao longo dos anos e não apenas próxima à gestação, o comportamento de risco envolve: alimentação inadequada, ansiedade, depressão, dificuldade de dormir, isolamento, pouco ou nenhum apoio da família e/ou do parceiro/parceira e vício em drogas.
É uma depressão que traz prejuízos emocionais para o bebê, deixando sequelas afetivas, sociais e cognitivas.
COMO IDENTIFICAR
Pouca amamentação, negligência com o bebê, choro materno isento de emoção, comentários bruscos e esquisitos de desamparo, fraqueza, desinteresse pela vida, melancolia persistente, preocupação verbal sem atitude correspondente e, principalmente, não manifestação de cuidado, carinho, envolvimento, vibração e amor com o bebê (não o toma nos braços para levá-lo ao peito).
MINHA RECOMENDAÇÃO
Aos primeiros sintomas, não deixar a mãe sozinha com o bebê, chegando a afastá-los nos casos de sintomatologia intensa/grave, e buscar imediata orientação psiquiátrica/psicológica.
PRA QUE FAZER TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO
Para preservar a vida do recém-nascido e devolver a saúde emocional à mãe.
QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO
Costuma durar poucos meses ou o transtorno, muito provavelmente, se tornará crônico caso não tenha o tratamento adequado.
O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO
A mãe se recuperar rapidamente (o que é comum), tomando consciência que “esteve” doente e o seu bebê depende dela para sobreviver.
………………………………………………………………………………………………………………………………….