DEPRESSAO SAZONAL scaled

DEPRESSÃO SAZONAL

O QUE É

A depressão sazonal ou depressão de inverno ou Transtorno Afetivo Sazonal – TAS, é um tipo de depressão caracterizada pela manifestação sazonal (inicia no outono, permanece no inverno, termina na primavera e quase não se manifesta no verão) e pela dificuldade de entendimento de sua real causa, porque envolve componentes pouco estudados que não permitem afirmações consistentes: ausência de luz solar, substâncias químicas cerebrais, íons do ar e genética.

Sobre a luz solar, pode-se afirmar que o acordar antes do amanhecer, altera o ciclo circadiano, diminui a produção de serotonina (hormônio que regula humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e sensibilidade a dor) e aumenta a produção de melatonina (hormônio que regula o sono e repara células estressadas). A exposição a luz solar ou a artificial (necessariamente brilhante) diminui a depressão, mas não impede que ocorra.

Quanto às substâncias químicas cerebrais, pode-se afirmar que a glândula pineal (pouco se sabe do que é capaz) de algumas pessoas produz melatonina em demasia e isso propicia o transtorno.

No tocante à influência de átomos no cérebro, pode-se afirmar que os íons de carga negativa diminuem o transtorno; é o que ocorre na primavera e mais ainda no verão, ao contrário do outono e do inverno.

No que diz respeito à genética, não há correlações robustas o suficiente para ir além de coincidências, sendo plausível apenas afirmar que existem pessoas com predisposição genética à depressão sazonal.

 

COMO IDENTIFICAR

Esse tipo de depressão é identificado por alguns sinais gerais que podemos destacar: a – padrões incomuns de sono e descanso, pouco ou muito tempo de manifestação; b – aumento de ingestão de carboidratos (biscoito, macarrão e pães); c – letargia provocada pelos dois sinais anteriores, de modo que quanto mais a pessoa dorme mais acorda com fome e após se alimentar, dorme de novo, fazendo um ciclo, comprometendo a concentração e a produção; d – sensação de aumento do peso com dificuldades de movimentação em função dos membros estarem sempre cansados e pesados; e – comportamento que tende à tristeza geral e reclusão.

 

MINHA RECOMENDAÇÃO

Aumentar a exposição à luz, se não solar, pode ser artificial do tipo fitoterápica, as mais claras e brilhantes possíveis; manter a atividade, principalmente com situações simples, repetidas e inevitáveis (por exemplo: colocar o que se precisa pegar longe do alcance das mãos); se preparar para agir antes que o outono chegue; finalmente, procurar orientação profissional (se preventiva, melhor). Antidepressivos podem ajudar, embora a exposição à luz pareça mais curativa.

 

PRA QUE FAZER TRATAMENTO DA DEPRESSÃO SAZONAL

Para continuar vivendo bem e de forma sadia, sem perturbações no inverno (e no outono).

 

QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DA DEPRESSÃO SAZONAL

Este tipo de depressão varia muito, dependendo muito da disciplina volitiva de cada um.

 

O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DESTE TIPO DE DEPRESSÃO

A ausência da tristeza profunda e persistente, dos pensamentos suicidas, da aversão a atividade, nos meses referentes ao outono e ao inverno.