1451041790

GESTALT TERAPIA

O QUE É

Criada em 1950 pelo psiquiatra e psicanalista alemão Friedrich Salomon Perls (ou Fritz P.), (1893-1970), a Gestalt, que já foi chamada Terapia da Concentração, Terapia Integrativa, Psicanálise Existencial, é uma forma holística de psicoterapia baseada no enfoque clínico do autoapoio (self-suport), na supremacia do como em relação ao porquê, na mudança da causa social para o pessoal, priorizando a decisão do que se quer tratar a partir do que emerge no presente, sem desconsiderar o inconsciente e o passado, mas priorizando a consciência percebida entre paciente e terapeuta (awareness ou dar-se conta) e a totalidade do ser enquanto físico/psíquico, em constante mutação, cuja possibilidade de vir-a-ser, constitui inevitável condição humana. Desenvolvida a partir do existencialismo, do humanismo, da fenomenologia, apoia-se na experimentação da realidade, onde o que mais importa é a interpretação do fato e não o fato em si, enfatizando processos e não conteúdos, permitindo a autointervenção para rever e elaborar representações da realidade e construir autonomia focada nas potencialidades percebidas e trabalhadas.

 

COMO IDENTIFICAR

Através de quatro pontos: ênfase no presente – passado, presente, futuro são representações do presente; por isso se deve tratar do aqui e agora, vencer dificuldades e construir oportunidades de autorrealização; conscientização – focar em si mesmo para ser possível sair da situação problema, mudar dinâmicas e perspectivas, possibilitar novos olhares; aceitação da responsabilidade – assumir consequências de ações presentes, construir autonomias a partir da aceitação dos erros cometidos e injustiças passadas que nada mais se pode fazer; necessidade de satisfação – o que se percebeu e se decidiu satisfazer, basicamente no campo fisiológico e socioemocional.

 

MINHA RECOMENDAÇÃO

Não pretender que uma teoria, igualmente uma prática, seja melhor que outra simplesmente por existir, de modo que o intuito, o objetivo, o foco, seja o resultado que a pessoa pode perceber e manifestar e não a obediência teórica cega. Entender que a Gestalt quer dizer dar/construir forma; que o “problema” resulta de uma construção que pode ser desconstruída volitivamente para dar oportunidade ao organismo se autorregular rumo à sua satisfação.

 

PRA QUE SE SUBMETER A GESTALT TERAPIA

É um método terapêutico que permite uma psicoterapia volitiva, ativa, acessível e resolutiva.

 

QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA A GESTALT TERAPIA

Pode ser dimensionada pela fração (do problema) escolhida para focar e se houver aderência, as respostas são curtas (meses), podendo aumentar se outros focos forem sendo trabalhados. 

 

O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NA GESTALT TERAPIA

A pessoa aprende e constrói seu mundo, em processo constante, a partir de suas percepções sensoriais, e, através da fala e da escuta, interpreta o que vive. Dessa interpretação vem o comportamento manifestado, através de gestos e falas. Assim, um processo gestáltico precisa saber lidar com a fala, a escuta e a interpretação decorrente. Por isso, a necessidade de aprender a falar, a ouvir e a interpretar, a significar e ressignificar tudo isso, sempre que quiser.

 

………………………………………………………………………………………………………………………………….