1421687687 scaled

NEUROSE

O QUE É

É um transtorno mental comum, sugestionável, duradouro (costuma durar a vida inteira), estabelecido na primeira infância (primeiros 5 anos), patológico psicogênico (de origem psíquica), causador de dezenas de tensões (de personalidade, físicas e mentais) e impactos (pessoais, sociais, profissionais etc.), que apesar de ser caracterizado por dificultar o contato com a realidade, permite o pensamento racional e a capacidade funcional da pessoa. Na prática, trata-se de um conjunto de problemas e/ou dificuldades psíquicas ligadas a situações circunscritas, capazes de gerar perturbações sensoriais, motoras, emocionais, significativas, dando à pessoa (neurótica) uma vida difícil, não prazerosa, em constante conflito psíquico. No tocante ao sentido médico, neurose é uma perturbação funcional nervosa em órgãos até então considerados sadios (neurose cardíaca, por exemplo). A palavra vem do grego neuron (nervo) e osis (anormal, doente) e foi criada no final do século XVIII pelo químico e psiquiatra escocês William Cullen (1710-1790), para indicar desordens de sentido e movimento causadas por efeitos gerais no sistema nervoso ou, simplesmente, desordem do nervo.

Já na visão psicanalítica, neurose é uma perturbação mental que não compromete as funções essenciais da personalidade e que o indivíduo mantém penosa consciência de estado. É resultado da visão inconsciente infantil usada para entender e resolver assuntos da vida adulta, naturalmente e, por isso mesmo, resultando em tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas; e o que a distingue da normalidade são a intensidade do comportamento e a incapacidade resolutiva específica etc. como se o neurótico, apesar de possuir tendências histéricas ou obsessivas, fosse uma pessoa normal (sem neurose, não histérico e não obsessivo) que não consegue manter seus conflitos/traumas sob sua gestão e muito menos resolvê-los.

 

COMO IDENTIFICAR 

A pessoa neurótica costuma ter uma conduta rígida, severa, traumatizada e complexa, em que tende a repudiar a realidade e substitui-la por fantasias. No dia a dia, sempre culpa os outros e o mundo pelo que faz de “errado” (o que entende estar errado), tem baixa autoestima e muita dificuldade de se satisfazer com as coisas pequenas da vida (critica e reclama de coisas bobas, simples, que facilmente poderiam ser contornadas ou evitadas… se não fosse a presença da neurose). 

 

MINHA RECOMENDAÇÃO

Fazer psicoterapia com disciplina rigorosa, paciência e insistência.

 

PRA QUE SE LIVRAR DA NEUROSE

É uma opção considerável; viver a dualidade da vida sem ficar o tempo todo em conflito com todos, com as coisas e com o mundo, assim como insinuar e se convencer de que realmente nada presta.

 

QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DA NEUROSE

Pode durar muitos anos, considerando que o neurótico, embora “saiba” que tem dificuldades, está convencido que os outros e o mundo é que têm problema e nada pode ser feito a não ser viver brigando com tudo e com todos.  

 

O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DA NEUROSE

A pessoa viver a dualidade da vida com razoável resolutividade de suas dificuldades. 

………………………………………………………………………………………………………………………………….