1451041790

PSICANÁLISE

O QUE É

É um método terapêutico criado no início do século XX pelo neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Schlomo Freud (1856–1939), empregado no tratamento de neuroses e psicoses, que, basicamente, consiste em interpretar conteúdos inconscientes de palavras, ações, manifestações imaginárias da pessoa, através de associações livres e do processo chamado de transferência.  A teoria psicanalítica se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, relacionando os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos da pessoa, e explica que os desejos, as lembranças, os instintos reprimidos estão armazenados no inconsciente e podem se mostrar ao psicólogo/psicanalista e, nessa possibilidade, permitem o tratamento.

 

O termo faz referência a psyche, do grego, que significa respiração, sopro e, também, espírito ou alma, em conceito mais atual e complexo.

 

COMO IDENTIFICAR

Na prática terapêutica, é possível se identificar a psicanálise pela ausência de julgamentos, conselhos, massificações, invasões de atitudes e, principalmente, pela consideração da singularidade da pessoa, evitando a igualização destas. 

 

MINHA RECOMENDAÇÃO

Não pretender que uma teoria, igualmente uma prática, seja melhor que outra simplesmente por existir, de modo que o intuito, o objetivo, o foco, seja o resultado que a pessoa pode perceber e manifestar e não a obediência teórica cega.

 

O psicólogo deve pensar analiticamente, considerando o inconsciente e o consciente, de modo a possibilitar pequenos resultados após cada sessão, embora não seja este o foco do processo, mas sim a possível ressignificação do paciente para conseguir: restabelecer seu funcionamento psíquico adequado, compreender as causas do que lhe ocorre, encontrar caminhos para lidar com suas dificuldades, resolver problemas pontuais, viver razoavelmente convencido de seu interesse pela vida.

 

PRA QUE FAZER PSICANÁLISE

É um método terapêutico que permite uma psicoterapia dinâmica, atuante, presente e resolutiva.

 

QUANTO TEMPO DURA A PSICANÁLISE

A duração da psicanálise não pode ser determinada, porque envolve variantes impossíveis de se medir ou precisar tempo. Não é possível se estabelecer prazos. 

 

O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NUMA PSICANÁLISE

A pessoa aprende e constrói seu mundo, em processo constante, a partir de suas percepções sensoriais, e, através da fala e da escuta, interpreta o que vive. Dessa interpretação vem o comportamento manifestado, por meio de gestos e falas. Assim, um processo psicanalítico precisa saber lidar com a fala, a escuta e a interpretação decorrente. Por isso, a necessidade de aprender a falar, a ouvir e a interpretar, significar e ressignificar tudo isso, sempre que quiser.

………………………………………………………………………………………………………………………………….