
TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA – TAG
O QUE É
É um transtorno ansioso comum, caracterizado pela presença persistente de preocupações ou tensões promotoras de estresses erosivos à homeostase físico-psíquica como relaxamento, autoconfiança, tranquilidade, paz interior, cuja permanência desequilibra o entendimento e a percepção de eventos estressores vivenciados, de modo que a pessoa desproporciona a ansiedade normal da dualidade da vida e se prejudica psicologicamente, com desfalque da maturidade, sensação de perdas de segurança, significância, importância pessoal, reação comportamental reativa e infantil, permanente conflito social, como se nada prestasse, nenhuma pessoa presta e tudo e todos são objeto de desconfiança e estado de alerta, sugerindo, tudo isso, que a pessoa ansiosa, inconscientemente, sustente a crença de estar em eterna ameaça por ter feito algo errado e daí vive fugindo como refém de si mesma, provocando situações de estresse para justificar tanta preocupação e agitação comportamental.
COMO IDENTIFICAR
A pessoa é identificada pela constante agitação e ordinário estresse corporal, com suave e persistente comprometimento da capacidade de se concentrar, de relaxar, de dormir, de se alimentar, de defecar, de prestar atenção ao mundo a sua volta, às pessoas e coisas, de avaliar situações com alguma calma. Psicologicamente, temos a eterna insegurança e dubiedade como traço forte de conduta. Socialmente, são pessoas muito desconfiadas e flutuantes; no tocante às preferências, mudam de opinião/ideia rapidamente sobre diversas coisas, com tendência a pequenos desentendimentos na interação com as outras.
MINHA RECOMENDAÇÃO
Como este estado ansioso tem natureza complexa e diversificada, imagina-se que a genética e as vivências psicossociais (principalmente maternas) tenham a ver com o seu estabelecimento, para os casos simples, recomendo o caminho inverso proposital, a diminuição de cobrança pessoal e a autocompreensão. Entenda como caminho inverso proposital aquele em que a pessoa decide por ela mesma inibir a ansiedade com práticas de autoconsciência resolutivas como a Terapia Cognitiva Comportamental, as técnicas de relaxamento corporal e/ou meditativas etc. Se a pessoa não consegue “se compreender e se acalmar”, recomenda-se a orientação profissional psicológica nos casos graves e, também, psiquiátrica nos casos graves em que há necessidade de uso de medicamentos reguladores de serotonina e/ou noradrenalina.
PRA QUE SE LIVRAR DESSE TRANSTORNO
Para ser possível equilibrar a vida e que viva sua dualidade sem sentir ameaça generalizada.
QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DO TAG
Como esse transtorno é simplista, inteiramente diluído no comportamento, e os portadores são demasiadamente teimosos, o tratamento costuma durar muitos anos.
O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DO TAG
A pessoa continuar sendo agitada por natureza sem comprometer sua homeostase corporal.
…………………………………………………………………………………………………………………………………