
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO – TOC
O QUE É
Antes é preciso saber que obsessões são ideias, pensamentos, imagens, de natureza irracional, que invadem e se instalam na mente da pessoa, independentemente de sua vontade e raciocínio lógico, capazes de impulsionar atitudes e promover significativos sofrimentos; já compulsões são comportamentos mentais de natureza repetitiva e estereotipada (sem autenticidade), levando a pessoa a crer que a manifestação (do comportamento) consegue diminuir a ansiedade ou o mal-estar causado pela obsessão percebida em relação a algo, a uma pessoa, a uma situação etc.
Então… o TOC (também chamado de Perturbação Obsessiva Compulsiva – POC) é um transtorno perturbador da mente, possivelmente estabelecido na infância por ocorrência de abusos (sexuais, sociais, psicológicos), de natureza acumulativa, ampla, crônica, heterogênea, persistente, progressiva, ritualística, caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões capazes de consumir um tempo somado, por frações dos eventos, maior que 1 hora diária, produzir sofrimento erosivo pessoal, familiar, profissional e manifestar comportamentos repetitivos inteiramente irracionais e, apesar das insistentes tentativas, difícil de se evitar. As obsessões podem ter temas religiosos, sexuais, higiênicos, agressivos, de contaminação, com simetria, com colecionismos etc., enquanto as compulsões podem ter milhares de manifestações diferentes, tudo isso dependerá do que venha à mente da pessoa: cenas, imagens, lembranças, medos, palavras, preocupações, sons etc.
COMO IDENTIFICAR
Pelo desenvolvimento de tiques e medos gerais como do adoecimento, da contaminação por germes, da sujicidade, de produtos químicos, de prejudicar outras pessoas, de cometer erro grave, e manifestar tudo isso através da limpeza corporal e de objetos de convívio, de forma engraçada, dolorosa, irritante e compulsiva.
MINHA RECOMENDAÇÃO
Procurar psicólogo e/ou psiquiatra (casos graves que precisa de antidepressivos Inibidores de Recaptação de Serotonina – IRS). A Terapia Cognitivo Comportamental dispõe de excelentes resultados. Observo que, igualmente, ocorre com outros transtornos ansiosos, o TAG não apresenta risco de vida, mas pode gerar Depressão Clínica, que pode matar. Críticas e julgamentos devem ser evitados, porque pioram os sintomas, principalmente quem está acometido por um quadro ansioso dessa natureza.
PRA QUE FAZER PSICOTERAPIA PARA SE LIVRAR DO TOC
Esse transtorno ansioso pode interromper, atrapalhar e danificar o desenvolvimento e a vida da pessoa, de forma profunda, seja no campo pessoal, profissional, familiar, psicológico etc.
QUANTO TEMPO DURA E QUANDO TERMINA O LIVRAMENTO DO TOC
O número de variantes envolvidas não permite nenhuma previsão temporal.
O QUE É ESTRUTURAL E INEVITÁVEL NO LIVRAMENTO DO TOC
A pessoa conseguir reduzir, ao máximo, o número de repetições do comportamento traumatizado de modo que, com o tempo, ela possa continuar evitando situações que lhe causa repulsa, inteiramente sob seu controle.
………………………………………………………………………………………………………………………………….